Sobre a Saúde

bairro da Saúde

Saúde é um distrito situado na região centro-sul da cidade de São Paulo. Trata-se de uma região predominantemente de classe média alta, com renda média acima de 10 salários mínimos por família.

O distrito é atendido pela Linha 1 (Azul) do Metrô de São Paulo.

Formação

Bairro da zona centro-sul de São Paulo, começou apenas como parte de um caminho onde os tropeiros faziam parada, denominado Cruz das Almas, por existir por ali uma cruz onde se acendiam velas e colocavam imagens de santos em homenagem aos mortos. Uma das histórias que sobreviveu por séculos conta que, no local, dois ladrões assassinaram dois irmãos tropeiros gaúchos, daí porque foi montado este pequeno santuário.

Em 1910 foi construída a capela de Santa Cruz, no cruzamento das ruas Santa Cruz e Domingos de Morais (hoje fora do distrito). Sete anos mais tarde a capela foi elevada à condição de paróquia sob a invocação de Nossa Senhora da Saúde. Ao redor da igreja, surgiu um núcleo de moradores formado principalmente pelos recém-chegados imigrantes orientais e europeus, especialmente japoneses e alemães.

Com o passar do tempo, o velho nome "Nossa Senhora da Saúde" foi sendo abreviado e se transformou simplesmente em "Saúde", que deu nome ao distrito criado em 1925. Na mesma época, a Prefeitura reservou uma grande área denominada "Bosque da Saúde", hoje um bairro de alto padrão da cidade, mas que na época era apenas uma área verde freqüentada nos finais de semana por pessoas que queriam fazer piqueniques.

Em 14 de setembro de 1974, o bairro foi um dos primeiros a ser atendidos pelo Metrô de São Paulo. Isso acabou servindo como elemento propulsor da procura por imóveis na região, bem como do aumento do comércio e do setor de serviços, o que torna o Bairro Saúde um dos melhores com infra-estrutura para se viver e trabalhar na capital.

Por ser um distrito de classe média alta, o local conta com uma série de condomínios de alto padrão, além de supermercados e do Shopping Plaza Sul.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Saúde na cidade de São Paulo.

Fonte: Wikipedia

Blog do Guia do Bairro Saúde

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Sul

Mirandópolis, Ipiranga, Jabaquara, Moema, Campo Belo, Planalto Paulista, Água Funda e Cursino

Dados Principais sobre a Saúde

População 111.308 hab (2010)
Renda média
R$ 5.000,00
IDH 0,942 - muito elevado
Subprefeitura Vila Mariana - www.prefeiturasp.org
Região Administrativa Centro-Sul
Área Geográfica Centro Expandido

Mapa Saúde - Ver outros: Mapa São Paulo

 

Moradores ilustres da Saúde

 

   


  Sobre o EncontraSaúde
Fale com EncontraSaúde
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Saúde no Facebook siga o Encontra Saúde no Twitter Encontra Saúde no Google+

Termos EncontraSaúde | Privacidade EncontraSaúde